top of page

TURNÊ

DATAS DA TURNÊ

A This is It (também conhecida como This is It Tour) seria uma série de 50 concertos do famoso cantor e compositor americano Michael Jackson, na The O2 Arena, em Londres, Reino Unido, que teria início em 13 de Julho de 2009, e tinha previsão de término para 6 de março de 2010 — mas que teve de ser cancelada pela morte do cantor em 25 de junho de 2009, 18 dias antes do primeiro show. Seria sua turnê final e as primeiras apresentações ao vivo do cantor desde 2001, ano de lançamento de seu último álbum em vida, Invincible.Originalmente seriam apenas 10 concertos, porém com a gigantesca expectativa dos fãs1 , e com os ingressos esgotando-se em tempo recorde2 3, foram adicionados mais 40 shows para a turnê, resultando num total de 50. A sem precedentes procura do público por ingressos dos shows, na época, incentivou a produtora da turnê, a AEG Live a planejar uma "turnê de despedida" em nível mundial de Jackson, com shows exatamente iguais aos de Londres4 .Posteriormente, os ensaios para os shows, realizados entre abril e junho de 2009 em Los Angeles, na Califórnia, no Staples Center, gravados inicialmente para o acervo pessoal do cantor, foram transformados no filme Michael Jackson's This Is It5 , idealizado por Kenny Ortega, amigo de Jackson e diretor da turnê, tendo sido lançado mundialmente em 28 de outubro de 2009, se tornardo o documentário/filme musical com maior bilheteria de todos os tempos.

 

Anúncio

No dia 5 de março de 2009, Michael Jackson anunciou na cidade de Londres sua tão esperada volta aos palcos. Aproximadamente 7.000 fãs e 350 repórteres aguardavam ansiosamente pelo grande anúncio que o Rei do Pop faria aquela tarde, até que, com 2 horas de atraso, eis que Michael Jackson surge, em cima de um palco improvisado.

 

I just wanted to say that these will be my final show performances in London. When I say this is it, it really means this is it (Eu só queria dizer que essas serão minhas últimas apresentações em Londres. Quando eu digo que 'é isso aí', realmente quero dizer que 'é isso aí')

 

— Michael Jackson, anunciando aThis is It Tour em 5 de março de 2009

Até então seriam apenas 10 apresentações (em agosto de 2009 foi divulgado à imprensa o verdadeiro contrato que Michael assinou e nele consta que seriam realizados 31 shows), mas segundo a AEG Live, empresa que o contratou para as apresentações, a procura para esses shows foi tão grande que eles tiveram de abrir mais 20 datas em agosto e setembro de 2009 e mais 20 no começo de 2010, totalizando assim, 50 apresentações.

This Is It
2009

O Rei no Brasil

1

O Rei ao redor do Mundo

Festival de Música Unicórnio Mágico

2

O Rei em Neverlan

3
1988
Bad World Tour

A Bad World Tour foi a primeira turnê solo de Michael Jackson e começou em 12 de Setembro de 1987, Tóquio, e terminou em 27 de Janeiro de 1989, Los Angeles. Durante seus dezesseis meses de duração, Michael Jackson se apresentou em quinze países e realizou um total de 123 concertos, 92 deles com lotação esgotada, para uma audiência estimada em 4.4 milhões de pessoas.

Dividida em duas partes, a primeira percorreu a Ásia e Oceania, a segunda, América do Norte, Europa e Japão - onde aconteceram os onze primeiros concertos da turnê, todos com lotação esgotada, somando um total de 450.000 (quatrocentos e cinqüenta mil) espectadores.

Em Londres, a Bad World Tour entrou para o "Guiness" - o livro dos recordes - ao apresentar sete concertos com lotação esgotada no Estádio de Wembley, para uma audiência estimada em 504.000 pessoas. Mais tarde, Jackson quebraria este recorde com a Dangerous World Tour na Cidade do México.

A Bad World Tour tornou-se a turnê mais rentável da história, levando aos cofres de Michael Jackson uma fortuna estimada em 125 milhões de dólares.

01 - Intro
02 - Wanna Be Startin' Somethin'
03 - Things I do For You
04 - Off The Wall
05 - Human Nature
06 - Heartbreak Hotel
07 - She's Out Of My Life
08 - I Want You Back
09 - The Love You Save
10 - I'll Be There
11 - Rock With You
12 - Lovely One
13 - Working Day And Night
14 - Beat It
15 - Billie Jean
16 - Shake Your Boby
17 - Thriller
18 - I Just Can't Stop Loving You
19 - Bad

 

O lançamento do sétimo álbum de Michael JacksonBad, em 31 de agosto de 1987 levou a um aumento absurdo (e inédito) na popularidade de Michael Jackson no Japão, que fez com que Jackson fosse apelidado de "Tufão Michael" pelos japoneses. Outros artistas populares, como George Michael e Madonna já tinham começado da mesma forma suas turnês mundiais, iniciando-se no Japão, como foi visto como o local ideal para o último ensaio geral "ao vivo". Por isso a parte inicial da turnê, (no Japão), tinha um "toc" da Victory tour, um show não tão profissional como seria no futuro da turnê.

A imprensa japonesa só idolisa seus artistas, ao contrário dos tablóides do Reino Unido, onde eles são mais populares. Quando o Japan Jackson Airlines Flight 61 aterrissou no Aeroporto Internacional de Narita, em Tóquio mais de 600 jornalistas, cinegrafistas e milhares de fãs estavam esperando para recepcionar o cantor. Até mesmo Bubbles, chimpanzé de estimação de Jackson, que chegou ao país em um vôo separado, foi recebido por mais de 300 fãs. Para transportar o equipamento de palco, um jato fretado jumbo voou até Tóquio, carregando 22 caminhões, juntamente com comitiva de Jackson, estimada em 132 profissionais.

Durante a estadia de Michael em Tóquio, Molly Meldrumum, um crítico de música pop australiana, voou até a capital japonesa para gravar uma entrevista exclusiva de uma hora, com Jackson e Frank DiLeo, seu então agente, especial esse, que fora transmitido, meses depois, para os EUA.

Antes de se apresentar na cidade japonesa de Osaka, ainda como parte da Bad Japan Tour, em 10 de outubro de 1987, Jackson reuniu-se com o então prefeito da cidade, Yasushi Oshima, para receber a Chave da Cidade. Jackson levou também Bubbles, seu chimpanzé, fazendo dele o primeiro animal permitido dentro da Osaka City Hall, sede do governo da cidade, onde o cantor recebeu a honraria. Foi também em Osaka, onde Jackson anunciou a dedicação de sua turnê japonesa e cada performance de "I Just Can't Stop Loving You" para Yoshioka Hagiwara, um menino de 5 anos que fora seqüestrado e assassinado alguns dias antes. Jackson doou £12 mil para os pais de Hagiwara.

O público total dos 14 primeiros shows do cantor pelo Japão, realizados todos em 1987, foi de 450 mil fãs, mais do que qualquer outro artista ou banda na história do país até então (em que uma turnê de oito ou mais shows considerada bem sucedida no país até então tinha um público total de no máximo 300 mil pessoas), com apresentações na capital Tóquio (três shows), e nas cidades de Nishinomiya (três shows), Yokohama (cinco shows) e Osaka (três shows). A neta do então imperador japonês, Hirohito, Sayako Kuroda, grande fã do cantor, assistiu a 11 dos 14 shows do cantor no país.

Após os primeiros 14 concertos no Japão, a turnê foi até a Austrália, totalizando cinco apresentações no país, nas cidades de MelbourneSydney e Brisbane. Já podíamos notar diferenças na Bad Tour da Austrália, tanto de figurino como arranjo de músicas e a "Interlude da banda" foi adicionada antes de Workin' Day and Night. Semelhante a do Japão, a imprensa australiana estava chamando Jackson "Crocodile Jackson" (Crocodilo Jackson). Quando não estava se apresentando, Michael passou um tempo visitando crianças doentes em diversos orfanatos e abrigos de rua espalhados pela Austrália. Foi em Brisbane, dia 25 de novembro de 1987, onde Stevie Wonder fez uma aparição surpresa em um concerto para executar a última música do show, "Bad".

Devido a problemas legais/estruturais, concertos agendados em Wellington e Auckland, na Nova Zelândia, e ainda mais dois shows na Austrália, nas cidades de Perth e Adelaide, que seriam realizados em dezembro de 1987, foram cancelados.

1994
Dangerous Wold Tour

Dangerous World Tour, também conhecida como Heal the World Tour, foi a segunda turnê mundial em carreira solo do famoso cantor ecompositor norte-americano Michael Jackson, em suporte de seu oitavo álbum de estúdio solo homônimo, Dangerous (1991). A turnê, patrocinada pela Pepsi, tinha como objetivo, não apenas divulgar o mais novo álbum do astro na época, mas como arrecadar fundos para Heal the World Foundation — fundação sem fins lucrativos criada pelo cantor em 1991 para dar voz, garantir cuidados médicos, condições de vida digna, alimentação saudável e educação de qualidade à crianças carentes de todo o mundo — e sensibilizar o mundo para a preservação da natureza e para a incetivação da paz, da harmonia e da tolerância mundial.A Dangerous Tour, que iniciou-se em Munique, na Alemanha, em 27 de junho de 1992, e terminou na Cidade do México, México, em 11 de novembro de 1993, visitou a Europa, a Ásia e a América Latina, em 69 datas, para um público total estimado em mais de 3,5 milhões de fãs ao redor do globo, arrecadou cerca de $136 milhões — fazendo desta a turnê de maior arrecadação e de segunda maior público em todos os tempos, superando em arrecadação a turnê anterior de Jackson, a Bad World Tour (1987-89). Infelizmente, devido a conturbados problemas pessoais e a esgotamento físico, Michael teve de cancelar a turnê pouco depois da metade da mesma, apesar do cantor ter mantido o objetivo de reverter todo o lucro (incluindo sua parte na arrecadação) da turnê para a caridade.Além de passar pela Europa e Ásia (embora o cronograma original da turnê também incluísse América do Norte, África e Oceania), foi a única turnê do cantor que passou pelo Brasil, bem como pela América Latina. Os dois shows em solo brasileiro, em São Paulo, nos dias 15 e 17 de outubro de 1993, no Estádio do Morumbi — embora um show no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, fora cogitado pela produção do cantor e pelos produtores brasileiros da turnê, mas fora cancelado devido a problemas técnicos — teve uma audiencia total estimada em cerca de 200 mil pessoas.

 

Primeira Parte (1992)

 

O set list original da primeira etapa incluiu canções "The Way You Make Me Feel" e "Bad", mas estes foram retirados após o oitavo concerto em OsloNoruega. No entanto, estas duas canções foram reinseridas para as quatro primeiras apresentações em Tóquio, no Japão, em dezembro de 1992.

Durante a primeira etapa, na Europa em 1992, a MTV foi autorizada a filmar os bastidores da turnê, bem como entrevistar as muitas pessoas envolvidas, incluindo profissionais, dançarinos e até fãs, para que fossem apresentadas em um programa especial intitulado Dangerous Diary (Diário Dangerous), apresentado por Sonia Saul.

Jackson vendeu os direitos de filmagem de seu concerto em Bucareste, na Romênia, realizado em 1 de outubro de 1992 a HBO por US$25 milhões. O negócio foi o maior já pago por um concerto ao vivo. O concerto foi transmitido ao vivo via rádio e exibido mundialmente com exclusividade pela HBO para 61 países mundialmente, e recebeu a classificação mais elevada na TV a história da rede HBO. É mais tarde recebeu a maior audiência da história cabo, em que Jackson foi homenageado com um prêmio CableACE Award, em 1994.

Em 2005, o concerto foi lançado em DVD como parte da Ultimate Collection e, no ano seguinte, foi lançado como um DVD separado conhecido como Live in Bucharest: The Dangerous Tour. As imagens usadas na versão final é na verdade uma mistura de imagens de Bucareste - A transmissão da BBC, HBO transmissão ao vivo (pay per view) e versão para a TV HBO. No entanto, para o DVD de muitos fãs e ângulos de câmera alternativo (incluindo a platéia de shows em outras cidades, como LondresFrankfurtMadrid e Roterdã) foram incluídas para dar ao show mais dinamismo.

Em 31 de dezembro de 1992, durante o concerto de Ano Novo em TóquioJapãoSlash fez uma aparição especial para o desempenho de "Black or White". Ele também fez uma aparição especial na mesma canção no concerto em OviedoEspanha, em setembro.

 

Segunda Parte (1993)[editar]

O dia em que a terceira etapa teve início em 24 agosto de 1993, em Bangkok, na Tailândia, as acusações de abuso sexual infantil contra Jackson foi tornada pública. Três dias antes, um mandado de busca foi emitido, permitindo que a polícia buscasse supostas provas no Neverland Ranch, em Santa Ynez Valley, Califórnia, residencia do cantor.

Em 29 de Agosto, aniversário de Michael, MJ se apresentou para 47.000, em Cingapura e os fãs cantaram "Happy Birthday To You" antes de "Wanna Be Startin' Somethin'", da mesma forma que, em 1988, em LeedsInglaterra, o público de mais de 100 mil fãs cantaram "parabéns" para MJ depois de "Another Part of Me".

Durante sua visita a Moscou, em setembro, Jackson imaginou e escreveu a bela canção "Stranger in Moscow", que seria lançado em seu álbum HIStory, de 1995. Foi durante uma época em que Jackson se sentia muito sozinho, longe de sua família e amigos, mas todas as noites durante seus fãs passeios ficaria em seu hotel e apoiá-lo. "Stranger in Moscow" acabou por ser um dos mais criticamente aclamadas canções do cantor.

A turnê ia durar mais tempo (foram realizados apenas 69 shows, com 13 foram oficialmente cancelados e ninguém sabe o número exato de shows inicialmente programados), mas devido à pressão, como resultado das acusações de abuso infantil (que estavam gerando grande mídia e atenção da imprensa), como bem como vários problemas de saúde e lesões, Jackson terminou a turnê no Mexico, em 11 de Novembro. Durante a última parada da turnê Dangerous, Michael realizou cinco concertos esgotados para um total de mais de 550.000 pessoas (105.000 por show), na Cidade do México, no México, no lendário Estádio Azteca.

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
© 2023 por UNICÓRNIO MÁGICO. Orgulhosamente criado por Wix.com
bottom of page